Nota de esclarecimento à população sobre o plantão médico.

29/07/2015

O Hospital de Trombudo Central (HTC) vem de público esclarecer dúvidas sobre o plantão médico que tem como finalidade prestar serviços médico-hospitalares de urgência e emergência (que caracterizam risco de vida) aos pacientes residentes em Trombudo Central e Braço do Trombudo ou eventualmente os que se encontram em trânsito e necessitam de assistência. Como os serviços são de clínica médica, o Hospital não possui médicos com especialidade, que são encaminhados para Rio do Sul ou outras cidades.

A diretoria esclarece ainda que o Hospital mantém com as Prefeituras de Trombudo Central e Braço do Trombudo, convênio, autorizado pelas respectivas Câmaras de Vereadores, para prestação de plantão médico para urgência e emergência. O contrato, normalmente para o período de um ano, ambos para atendimento de segunda a sexta-feira, no período noturno das 19 horas às 7 horas e nas 24 horas do dia nos sábados, domingos e feriados nacionais. Nos demais horários, os pacientes são atendidos nas Unidades de Saúde dos municípios.

O Hospital é uma entidade privada sem fins lucrativos que presta serviços médico-hospitalares mediante o respectivo pagamento dos serviços, previsto nos Estatutos, portanto, se houver atraso ou falta de pagamento, o serviço poderá ser suspenso, o que também está previsto no convênio. Caso haja a falta de médico nos plantões, que atualmente é raro ficar sem profissionais, segundo o convênio, estas faltas devem ser descontadas do pagamento. Vale considerar que o valor pago pelas Prefeituras representa a metade do custo total do plantão e, além disso, o Hospital faz plantão 24 horas em pontos facultativos decretados pelos municípios, não inclusos nos convênios.

Saiba mais:

1- Para que o paciente seja atendido, primeiro é feito uma triagem (avaliação) pelo médico de plantão. Quando o estado de saúde não se caracterizar como de urgência ou emergência o paciente será informado que deve procurar a Unidade de Saúde do município.

2- Todo o paciente para ser atendido no plantão é necessário apresentar o cartão SUS, este que é exigido em todos os estabelecimentos de saúde. O registro no Hospital é feito a partir do cartão ou outros documentos de identidade.

3- O atendimento do plantão médico é realizado nas dependências do Hospital e os serviços são prestados por pelo menos um médico clínico geral, pessoal de enfermagem e de apoio, ressaltado que todos são pagos pelo Hospital.

4- A eventual falta de médico será informada por e-mail aos interessados como a Unidade de Saúde e Corpo de Bombeiros, além da sociedade através do facebook www.facebook.com/hospitaltc e logo, através do site que está em construção www.htc.org.br